domingo, 19 de junho de 2011

A dinâmica do cotidiano escolar


Por ser uma escola pequena, a equipe diretiva, professores e funcionários conhecem todos os alunos. Quando acontece de um aluno faltar muito às aulas, é observado pela direção, que cobra do professor se este sabe o que aconteceu com o aluno. Havendo cinco faltas consecutivas, o professor informa à direção da escola e orientadora, que entra em contato com a família do aluno, seja por visita ou telefonema. Caso o aluno não retorne à escola no prazo estipulado, é informado ao Conselho Tutelar através de uma FICAI.
Há contato direto da direção com demais funcionários, professores, pais e alunos, onde a diretora procura manter o diálogo com todos, mesmo nos problemas cotidianos. Há a efetiva colaboração de todos para o bom andamento da escola.
Na secretaria da escola, os trâmites burocráticos e administrativos, matrícula de alunos, transferências e demais trabalhos relacionados a este segmento são desenvolvidos pelo secretário. O censo escolar também está a cargo do secretário.
Já o setor de recursos humanos – faltas, atestados, livro-ponto, efetividade – está sob a responsabilidade da vice-diretora. A admissão/substituição de professores e funcionários está a cargo da Secretaria de Educação. Porém, se acontecer de algum professor, funcionário ou estagiário não corresponder ao seu trabalho, apresentar inúmeras faltas ou qualquer outro problema, primeiramente há uma conversa entre a diretora e a pessoa envolvida. Não havendo resultado, é solicitado à mantenedora a substituição deste profissional.
O horário das aulas, listas de presença, plano de estudos e demais seguimentos referente ao currículo e alunos e professores estão sob a responsabilidade da supervisora.
Alunos que apresentam baixo rendimento, problemas de conduta, faltas ou que outros problemas são atendidos pela orientadora, que tem uma ficha de anamnese de cada educando.
Quando há necessidade, os alunos são encaminhados ao órgão do município que conta com uma equipe multidisciplinar para atender aos alunos.
Como a direção da escola procura trabalhar de uma forma participativa e democrática, há constantemente o diálogo com todos os envolvidos no meio escolar, procurando resolver problemas, apontar alternativas, etc. Mas nem sempre tudo ocorre de uma forma tão fácil. Às vezes também acontece de haver discordância e problemas, como em todo ambiente onde há muitas pessoas envolvidas.
Às segundas-feiras acontece a hora cívica, na entrada para os alunos da manhã e na saída para os alunos da tarde.

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