sábado, 25 de junho de 2011

Os programas do FNDE na escola:

A utilização dos recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) permitem com que a escola possa aprimorar a qualidade do ensino, bem como proporcionar a alunos e professores um ambiente com mais recursos e que contribuam para o desenvolvimento da aprendizagem.

Na escola onde foi realizada a Prática em Gestão, destacam-se os seguintes programas do FNDE:

PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar

Na escola foi implantado o Projeto “Refeição Completa”, onde os alunos do turno da manhã são recebidos com café da manhã, antes do horário de aula e depois é servido almoço, inclusive com saladas e frutas.

Os alunos do turno da tarde são recebidos com almoço e ao final da tarde tomam café antes do horário de saída. Segundo a diretora, este projeto foi implantado pela Secretaria de Educação, sob a coordenação da nutricionista, que elabora o cardápio balanceado contendo as vitaminas necessárias para o desenvolvimento dos alunos.

PNLD - Programa Nacional do Livro Didático

Critérios de escolha: os livros foram escolhidos no ano anterior pelos professores e direção.

Utilização dos livros: a maioria dos professores utiliza o Livro didático como apoio às aulas. A escola recebeu todos os títulos solicitados ao Ministério da Educação.

Não há utilização do livro didático em Braile – não há alunos com deficiência visual na escola. Mas segundo o secretário da escola, no catálogo de escolha dos livros, haviam livros em Braile, porém, como na escola não há nenhum aluno cego ou com baixa visão, nenhum foi selecionado.

PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola

Utilização do recurso: compra de bens materiais de consumo e bens permanentes. No ano de 2010, foram comprados: rádio com CD, microondas, câmera digital, gazebo portátil, apagadores, CD’s R e RW, E.V.A. , T.N.T., pistolas de cola quente, fitas adesivas, papel ofício, isopor, etc.

Prestação de contas: Foi encaminhada à SMEC em dezembro de 2010

Como foram escolhidos os bens a serem comprados com o PDDE: segundo a diretora, houve conversa com corpo docente, CPM, funcionários e equipe diretiva, para que fossem apontadas as necessidades mais urgentes da escola.

PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola

No ano de 2010, a escola recebeu diversos livros do programa. De acordo com o Secretário da Escola os livros vinham mais ou menos de quatro em quatro meses (cerca de 30 obras de cada vez). Os livros foram encaminhados à biblioteca da escola e são disponibilizados aos alunos. A escola recebe também revistas e periódicos do MEC, através do FNDE.

PNATE - Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar:

Como a maioria dos alunos mora no mesmo bairro onde a escola está localizada, apenas 18 alunos utilizam o transporte escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário